A Konica Minolta está na lista das “100 Empresas Mais Sustentáveis do Mundo de 2023” (Global 100 2023). É a sexta vez que a empresa é incluída nesta prestigiada lista, e o quinto ano consecutivo, sendo anteriormente contemplada em 2011 e 2019-2022.
O Global 100 é anunciado anualmente pelo Corporate Knights, no Canadá, durante a reunião do World Economic Forum (WEF), conhecido como Davos Meeting. Neste ano, o evento aconteceu entre 16 e 20 de janeiro, após os anos de interrupção do encontro devido à pandemia de Covid-19.
As 100 empresas globais de 2023 que se destacaram em sustentabilidade foram selecionadas com base em uma avaliação rigorosa, que avaliou mais de 6 mil empresas públicas com mais de US$ 1 bilhão em receita em todo o mundo, com base em indicadores ambientais, sociais e de governança, bem como a capacidade de promover a diversidade, inovação e lucro de vendas de produtos ecologicamente corretos. Quatro empresas japonesas estão nesta lista global de corporações que se destacam em sustentabilidade.
Desde a sua integração em 2003, a Konica Minolta colocou a sustentabilidade no centro da sua gestão, e continua a fornecer produtos e soluções que abordam questões sociais e ambientais, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), oferecendo produtos energeticamente eficientes para reduzir as emissões de CO2 nas instalações dos clientes. Além disso, a empresa ajuda os clientes a transformarem os seus processos de produção e promove a reforma do estilo de trabalho.
Ao desenvolver uma nova solução, a Konica Minolta identifica o impacto que ela terá no ambiente em cada fase de sua vida útil, desde a fabricação e transporte até seu uso e descarte. Com isso, a Konica Minolta se esforça para reduzir o impacto ambiental durante o tempo de vida útil de seus produtos. Este sistema permite que a empresa comercialize apenas as soluções que atendem aos padrões ambientais de vários países, incluindo o Programa Internacional ENERGY STAR, Blue Angel Mark of Germany e a Eco Mark of Japan, cumprindo o regulamento de leis ambientais, gerenciando adequadamente as substâncias químicas e melhorando o desempenho ambiental de seus produtos sem falhas.
Além de cumprir as normas ambientais mencionadas, a Konica Minolta inspeciona suas soluções para que elas cumpram os critérios ambientais e sociais, inclusive de seu próprio Sistema de Certificação de Soluções Sustentáveis, num esforço para reduzir ainda mais o impacto ambiental. Este sistema é projetado para promover a criação de produtos e soluções que ajudam a solucionar questões sociais a partir da perspectiva dos ODS. Em 2021, as vendas dos produtos atestados com o Sistema de Certificação de Soluções Sustentáveis representaram 77% do total de todo o Grupo Konica Minolta.
Avaliação por Partes Externas
A Konica Minolta está atualmente inserida nos índices ESG globais e está classificada como alta nas classificações, conforme apresentamos abaixo:
- Série de Índices FTSE4Good (Reino Unido): inserida no índice consecutivamente desde 2003;
- Índice FTSE Blossom Japan (Reino Unido): inserida no índice consecutivamente desde a sua estabilidade em 2017;
- FTSE Blossom Japan Sector Relative Index (Reino Unido): inserida no índice desde seu estabelecimento em 2022;
- MSCI Índice de Líderes Selecionados ESG do Japão (EUA): consecutivamente desde 2017;
- MSCI Índice de Empoderamento das Mulheres do Japão (EUA): consecutivamente desde 2017;
- Índice Dow Jones de Sustentabilidade (EUA): índice Ásia-Pacífico (DJSI Ásia-Pacífico) – inserida no índice consecutivamente desde 2009;
- Índice Carbono Eficiente S&P/JPX (EUA, Japão): consecutivamente desde 2018;
- S&P Global (EUA): Inserida no Prêmio SAM de Sustentabilidade consecutivamente desde 2013, sendo quatro vezes como Prêmio de Ouro e cinco vezes como Prêmio de Prata;
- Corporate Knights (Canadá): classificada entre as 100 Instituições Globais Mais Sustentáveis do Mundo (2011, 2019-2023);
- ISS ESG (USA): manteve o status Prime desde 2011;
- CDP (UK): inserida na Lista A do Clima (2013-2014, 2016-2017, 2020-2022).
Clique aqui para conferir a notícia original!